Projeto didático: “Gênero textual Carta”
OBJETIVO GERAL: Valorizar e reconhecer a carta como um gênero textual ainda muito usado e importante forma de comunicação.
· Conhecer, observar e produzir uma carta, considerando as características desse gênero textual e as condições da situação de produção desse tipo de escrita;
· Escrever e enviar uma carta a um colega convidando-o pra ir ao cinema;
· Desenvolver e ampliar a linguagem escrita e verbal, através do intercâmbio de correspondências;
· Aproximar crianças distantes no espaço através de cartas;
· Utilizar-se do intercâmbio, para estabelecer relações interdisciplinares.
· Identificar os elementos que compõem uma carta: cabeçalho, introdução, desenvolvimento, despedida.
· Preencher corretamente envelopes para postagem segundo as normas dos correios.
· Escrever cartas pessoais.
REFERENCIAL TEÓRICO: Hoje evidenciamos uma preocupação no ensino de Língua Portuguesa, ou seja, a formação de leitores e bons produtores de textos. Conscientes de que quando acontecem o aprendizado a partir de oportunidades reais e significativas de leitura e escrita, nosso aluno e o professor são motivados a aprender. Nessa busca por temas que despertem a atenção para o aprendizado surgem gêneros textuais, cartas.
Podemos definir como um meio de comunicação dos mais antigos e populares. È composto de folhas de papel escritas fechadas em um envelope selado e remetido ao destinatário da mensagem, escrita nas folhas que estão dentro do envelope, através do serviço dos correios.
Estamos na era da informática e as cartas estão sendo substituídas por e-mail (correio eletrônico), mas muitas pessoas, por não terem acesso ao PC ou por simples prazer, preferem utilizar a carta.
CONTEÚDO
· Gênero textual: carta;
· Função desse tipo de texto (para que serve);
· Tipos de carta;
· Conceito de destinatário e de remetente
· Uso correto do envelope - estrutura do envelope: remetente e destinatário;
· Linguagem empregada em uma carta.
· Entrevista pessoal
· Visita aos Correios;
· Escrita de cartas dos alunos para parentes mais próximos;
· Escrita coletiva de cartas para crianças que estudam em escolas de outros lugares do Brasil;
· Comparação de taxas postais cobradas pelo Correio;
ESTRATÉGIAS
· Apresentação de texto não-verbal;
· Discussão com os alunos a respeito da interação entre uma sala e outra;
· Apresentação da proposta de produção de texto: a carta;
· Construção junto com o grupo de alunos das características que envolvem a elaboração de uma carta;
· Leitura de modelos de cartas que aborda o tema da aula;
· Produção escrita de uma carta feita pelos alunos;
· Troca de cartas entre uma turma e outra.
RECURSOS
· Retroprojetor e transparências;
· Tv e dvd;
· Lousa e giz;
· Folha pautada;
· Envelope.
TEMPO PREVISTO (POR TURMA PARA APLICAÇÃO DO PROJETO): Quatro (04) aulas de 45 minutos cada.
1º PÚBLICO ALVO: 6ª série 01 e 02 do Ensino Fundamental.
RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS: Com a aplicação do projeto esperamos que nosso aluno produza cartas com redação, pontuação e conteúdo melhor estruturado e identifique os diferentes tipos de cartas.
AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado de acordo com sua participação nas reflexões orais (comentários e contribuições pertinentes ao tema) e através do produto final, a carta, e assim faremos análise da apreensão desse aluno quanto às características que envolvem esse gênero textual. Não serão atribuídas notas às produções escritas, somente conceitos (satisfatório ou não satisfatório) que priorizarão a estrutura do gênero textual solicitado.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta, 10/10/2009.
http://blogdofriburgo.wordpress.com/2009/03/03/projeto-cartas-esta-fazendo-o-maior-sucesso-com-os-alunos-do-3º-ano, acessado 10/10/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim, assim deixe seu comentário.