quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA (Informativo nº 15 Julho/2009

RESUMO    (Autoras: Umbelina, Soraia e Patrícia.)                                                                                                                              


Este trabalho tem como título “DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA”, e faz  analise da forma em que  a prática do professor e o contato familiar, frente à literatura, influenciará no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral do nosso aluno. Discute-se a questão de como despertar nas crianças e jovens o gosto pela leitura e repensa-se a prática de leitura, desde o convívio com a família, mesmo antes de a criança entrar para a escola. Aborda-se a questão da formação de uma nova mentalidade: a leitura vista como problema pelos pais e pela escola passa a fazer parte da vida diária de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da criança e do jovem. Por meio de atividades práticas e de diferentes recursos tecnológicos o professor torna a leitura sua aliada no desempenho de suas tarefas escolares diárias. A transmissão cultural é intensa, manifestando-se no desenvolvimento psicológico da criança, pois no decorrer de uma história ela vai aprendendo formas de resolver as várias situações que se apresentam ou surgirão. Conclui-se com a certeza de que ler ou contar histórias é uma atividade duplamente educativa e que por meio da leitura tem-se a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer nosso cotidiano, bem como construir o conhecimento.





Palavras-chave: literatura; escola; leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, assim deixe seu comentário.