domingo, 28 de março de 2010

PLANO DE AULA - BANDA MUSICAL


Plano de Aula - Banda Musical

Série – da 1ª série a 8ª série (dependendo da turma varia-se a música e os instrumentos utilizados).

Objetivos: Trabalhar itens como socialização, coordenação motora, fala, timidez, reciclagem, e outros.

Cantando, os alunos encenam a música “A canoa virou”.

Através da fala, gestos e acompanhados de uma bandinha musical, cujos instrumentos foram adaptados e confeccionados por eles, nas aulas de arte.

É gratificante perceber o interesse em representar esse “clássico infantil” já conhecido por todos. Os instrumentos foram: latinha de refri (vazia) cheia de pedrinhas, latas de Nescau com tubos de canetas “bic” (tambor e baquetas), tampinhas (fichas) de garrafas e tampa de lata para o pandeiro, as mãos (batendo palmas e gesticulando), os pés batendo no chão e dançando e a voz (através da cantoria).

quinta-feira, 25 de março de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL


PROJETO: REESCRITA DE HISTÓRIAS CONHECIDAS



Objetivo - Desenvolver o hábito de ler e a produção textual.

Série - 5ª série (aplicado na 5ª série, mas pode ser desenvolvido com alunos desde a 3ª série a 8ª série).

Justificativa O uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção textual vem promover um ensino de prazeroso e direcionado as crianças. Acreditamos que desta forma tornaremos a E.B.M. Profª Dalcy Ávila de Souza numa escola de leitores.

Cronograma08 dias

Mídias Utilizadas Mídia Impressa (livros): Os Três Porquinhos

TV e aparelho DVD (CD): Os três Porquinhos

Máquina Fotográfica e/ou Filmadora

Português: (Profª. de português e apoio da bibliotecária)

· Em roda ler para os alunos o referido conto, procurando fazer as entonações de voz;

· Acomodar os alunos para pela TV assistirem ao DVD da história;

· Fazer interpretação oral, procurando despertá-los para determinados pontos da história;

· Agora, em grupos de 4 alunos, instruí-los a reescrever a história, dando a sua versão;

· Após análise e correções vamos integrar as demais disciplinas.

Inglês: (profª de inglês e apoio da equipe técnica)

· Traduzir a história.

Arte: (Profª. de arte e apoio da equipe técnica)

· Ilustrar e montar o livro, cuidar da parte teatral (assistindo outras vezes ao DVD para melhor encenarem e confeccionando máscaras).

Matemática: · Distância e tempo percorrida pelos integrantes da história.

História: · Linha de tempo

Geografia: · Clima e paisagem.

Ciências: · Alimentação.

Ed. Física: · A importância da atividade física.

Ens. Religioso:· Abordar valores como: amizade, solidariedade, etc.

Produto final

· Livros com as histórias reescritas pelos grupos.

· Encenação da história reescrita escolhida pelo grande grupo.

· Produção de DVD com a apresentação

· Socializar usando a TV e o DVD.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Leitura e escrita: Histórias que se entrelaçam ...

O tema “Leitura e escrita – Histórias que se entrelaçam trata de uma questão instigadora: a parceria entre a leitura e a escrita desenvolvem em nosso aluno aptidões que garantem a capacidade de assumir seu papel crítico na sociedade da qual faz parte. O trabalho está sendo desenvolvido na E. B. M. Profª Dalcy Ávila de Souza com os alunos da educação infantil e ensino fundamental, iniciando em junho e tem como objetivo desenvolver atividades promovendo a escrita e a leitura com o uso das mídias de maneira interdisciplinar, buscando a integração de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem para que se tenha, em nossa Unidade escolar, uma educação comprometida com a qualidade. A metodologia usada foi primeiramente fundamentada em uma pesquisa teórica, dirigindo-se a um diálogo com as idéias de autores que estudam este tema. Assim conseguimos com a implantação do projeto voltar a atenção de todos para o uso das tecnologias e mídias para fins educacionais desenvolvendo atividades que desafiassem o intelecto do aluno e estimulassem a refletir sobre o funcionamento da linguagem, envolvendo-os na construção do seu próprio conhecimento.

Com a certeza de que ler e escrever são atividades que demandam preparação e prática, e que professor motivado a ensinar torna as aulas mais produtivas e a participação dos alunos nas atividades propostas é bem maior.

Palavras chaves – professor, ensino, aprendizagem, leitura e escrita.

Para ver o projeto na íntegra siga o link abaixo:

http://nead.cti.furg.br/midias/projetos.php?cidade=Tu&ciclo=intermediario&ano=2009

DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA

Este trabalho tem como título “DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA”, e faz analise da forma em que a prática do professor e o contato familiar, frente à literatura, influenciará no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral do nosso aluno. Discute-se a questão de como despertar nas crianças e jovens o gosto pela leitura e repensa-se a prática de leitura, desde o convívio com a família, mesmo antes de a criança entrar para a escola. Aborda-se a questão da formação de uma nova mentalidade: a leitura vista como problema pelos pais e pela escola passa a fazer parte da vida diária de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da criança e do jovem. Por meio de atividades práticas e de diferentes recursos tecnológicos o professor torna a leitura sua aliada no desempenho de suas tarefas escolares diárias. A transmissão cultural é intensa, manifestando-se no desenvolvimento psicológico da criança, pois no decorrer de uma história ela vai aprendendo formas de resolver as várias situações que se apresentam ou surgirão. Conclui-se com a certeza de que ler ou contar histórias é uma atividade duplamente educativa e que por meio da leitura tem-se a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer nosso cotidiano, bem como construir o conhecimento.

Palavras-chave: literatura; escola; leitura.

Para ver o projeto na íntegra siga o link abaixo:

http://nead.cti.furg.br/midias/projetos.php?cidade=Tu&ciclo=basico&ano=2009

domingo, 21 de março de 2010

Recursos Didáticos:Possibilidades e Limitações

Recursos Didáticos: possibilidades e limitações

Recurso didático é todo material, método pedagógico ou mídia utilizada para promover a aprendizagem de algum conteúdo ou transmissão de informações, envolvendo professores e alunos. Enfim, tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em recurso didático.

Para tanto os professores precisam de formação para aproveitar corretamente das ferramentas que potencializam a aprendizagem bem como dos diferentes recursos disponíveis.

Nos cursos de graduação dificilmente vimos disciplinas com noções de uso de recursos didáticos na prática pedagógica. A formação continuada é vista como a solução para os que sentem falta deste temas. Notamos que professores oriundos de cursos de nível de ensino médio, 2º grau, lidam com os recursos didáticos com mais desenvoltura e segurança, talvez por serem cursos técnicos ofereçam mais prática.

O recurso didático utilizado na prática pedagógica entre professores e alunos, dependerá do objetivo a ser trabalhado, do que está proposto no plano de aula. O professor deve agregar ao plano de aula à mídia ou recurso disponível e explorar todas as possibilidades do material ou ferramentas. Seja o livro didático, um vídeo, jornal ou a internet não importa o “x” da questão está em saber usar corretamente e adequar ao tema proposto.

Existem escolas que possuem apenas o livro didático como recurso, quadro-negro e giz e talvez TV e vídeo. Algumas possuem Laboratório de Informática com acesso à Internet nos microcomputadores e outras mídias. O destaque está nos professores que utilizarão com criatividade os recursos disponíveis na escola.