(ATIVIDADE PODE SER DESENVOLVIDA EM TODAS AS SÉRIES E DISCIPLINAS, COM ADAPTAÇÕES PARA AS TURMAS CORRESPONDENTES).
Introdução
• quadro e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica), papel, lápis ou caneta.
Mídias Usadas
. Revistas, jornais, almanaques, internet e livros.
Desenvolvimento
Introdução
Ensinar a revisar textos é um conteúdo que deve ser tratado desde as séries iniciais. O aluno precisa incorporar tais conhecimentos gradativamente, ampliar e fazer uso deles com o objetivo de deixar seus textos mais comunicativos, ou seja, objetivos na comunicação de idéias. Para isso, é necessário que o professor:
• utilize diferentes tipos de textos considerando a série que o aluno está cursando e escolha bons textos; • selecione em qual aspecto da revisão (coerência, ortografia, acentuação e de pontuação) o aluno focará a atenção, já que não devemos tratar de todos os aspectos ao mesmo tempo.
Objetivos • construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos colegas;
• identificar a pontuação como um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor; . fazer uso do dicionário se for caso;
• desenvolver a capacidade de argumentação; . Usar as regras ortográficas;
• desenvolver a atitude de colaboração.
Série - 3ª e 4ª Série Nº de aulas - 10 aulas
Material necessário• quadro e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica), papel, lápis ou caneta.
Mídias Usadas
. Revistas, jornais, almanaques, internet e livros.
Desenvolvimento
• Apresente um texto curto sem nenhuma marcação gráfica, como ponto, maiúscula, travessão, parágrafo etc. Piadas são bastante interessantes para o exercício, desde que os alunos tenham tido contato com esse tipo de texto;
• Peça aos alunos para que, em grupos (duplas ou trios), marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal;
• Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas;
• Socialize para toda a turma as diversas possibilidades apresentadas pelos diferentes grupos;
• Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado.
Avaliação Durante o desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
• utiliza em outros contextos de produção escrita, os conhecimentos que constrói a respeito da pontuação e da ortografia (1º, 3º e 5º objetivos);
• usa seus conhecimentos diante do texto para pontuá-lo a fim de atribuir significado a ele (2º objetivo);
• argumenta para defender o seu ponto de vista (4º objetivo);
• colabora com o grupo (6º objetivo)
Bibliografia Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: de 1ª a 4ª série, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997.
Por trás das letras, Telma Weisz, FDE, São Paulo, 1992
http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental1/PlanoAula_276949.shtml
ESSA ATIVIDADE PODE SER CONSIDERADA UM PROJETO E PODE SER DESENVOLVIDO POR TODAS AS SÉRIES E DISCIPLINAS.
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